domingo, 9 de dezembro de 2012

A liberdade vem conhecimento da verdade

Algumas vezes nos deparamos com situações estranhas, confusas, outras hilariantes. Nada mais absurdo que época de campanhas políticas onde candidatos que nunca abriram os ouvidos para a palavra de Deus fazem turismo religioso ou uma turnê por diferentes templos e na ocasião tentam mostrar que pelo menos uma vez na vida sentiram a necessidade de conhecer a palavra de Deus.
A parte hilariante disso tudo é que o candidato acaba vestindo uma máscara ecumênica misturando tudo desde as mais variadas seitas e denominações, para se infiltrar e muitas  vezes comete  absurdos de se tornar membro de fachada de uma congregaçao e ainda dizer que ele está cristão por conveniência  Se o resultado das urnas  for favorável ele continua no seio da irmandade um  determinado  período  enquanto for conveniente, caso contrário sai falando um amontoado de asneiras.

Se por acaso este  tipo de gente pode contribuir   para construir coisas  maravilhosas  ela também pode fazer exatamente ao contrário.   Vejamos o que diz o fundamento bíblico.  


Tiago 3.5 Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.
Nesta corrida política eleitoreira os absurdos cometidos são tantos ao ponto de candidatos oferecerem dinheiro, materiais de construções e outras ajudas em troca da compra de rebanhos com porteira fechada.
Ao conversar com um pastor ele disse que foi procurado por um candidato a prefeito e por um vereador que queria usar ao púlpito para falar aos congregados. Diz ele que o candidato a vereador  chegou a  oferecer R$ 1.000,00 para ele  intermediar o  meio de campo com os fiéis ou seja tentar manipular o rebanho. 
Provérbios 11:15  Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro.
Certamente  se um pastor ou um ministro aceita ser intermediário de um político estará  não só comprometendo seu ministério como também deixando  dúvidas  acerca  do seu  trabalho.

Se  a  nossa língua expõe o que pensamos nosso  subconsciente (mente) está liberando  o que pensamos e isto  é coisa da carne.  A vontade de Deus e o que Ele pensa não é necessariamente o que pensamos.   

Lembramos aqui que são inúmeros casos que chegaram ao nosso conhecimento de pessoas dizendo que foram procuradas para acordos espúrios.   Por outro lado, enaltecemos a firmeza de propósito  de muitos  pastores, ministros e membros que não  se curvaram  diante dos candidatos a  Faraós Modernos,  porém  são  muitos  que aceitaram pequenas   dádivas  como  cargas de pedra brita, areia, tijolos, cimento e outros presentes. Estes demonstraram não  ter  entendimento correto  da palavra sobre o  fundamento bíblico em  Mateus 4: 1 a 11, que nos mostra que o Senhor Jesus enfrentou a tentação algumas vezes.


ENTÃO foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.


Quando  Deus ouvindo o clamor do povo de Israel na escravidão do Egito decidiu convocar  Moisés para a missão de levar  a  determinação Dele  para que o Faraó  libertasse o povo, atravessasse o Mar Vermelho, para então  trabalhar  seu projeto no  deserto, onde o povo  haveria de passar por uma longa jornada de preparação  para entrar na terra prometida,  Ele  sabia  de antemão que haveria alguém  sem freios  na língua que poderia a perder uma parte do povo.  E esta língua  grande levou o povo a murmurar contra Deus e criar ídolo de ouro.  

A palavra  de Deus nos exorta a cuidados que devemos ter na nossa  caminhada para evitar desvios no  caminho do Senhor.  Então vejamos:  Número 14 : 30 a 36.


30 Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.
31 Mas os vossos filhos, de que dizeis: Por presa serão, porei nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes.
32 Porém, quanto a vós, os vossos cadáveres cairão neste deserto.
33 E vossos filhos pastorearão neste deserto quarenta anos, e levarão sobre si as vossas infidelidades, até que os vossos cadáveres se consumam neste deserto.
34 Segundo o número dos dias em que espiastes esta terra, quarenta dias, cada dia representando um ano, levareis sobre vós as vossas iniqüidades quarenta anos, e conhecereis o meu afastamento.
35 Eu, o Senhor, falei; assim farei a toda esta má congregação, que se levantou contra mim; neste deserto se consumirão, e aí falecerão.
36 E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra.
Existe um promessa  mas ainda perdura o projeto  do deserto e que vemos hoje são  poucos  agindo como Josué e Calebe   trazendo uma  resposta, uma informação  positiva e uma  grande parte  vendendo ilusões nesta  caminhada  no deserto.

Eram doze  os espias enviados  para sondar a  terra,   dez voltaram com a resposta que levaria o  povo ao desastre. Hoje, no campo politico são muitos  que estão procurando  meios para levar o povo  para a escravidão.

Os que agem como   Josué e Calebe são os que perseveram,  buscam de Deus as resposta e os que agem pela  carne  ainda  tem  tempo de voltar  atrás, reconciliar   pedir  a  Deus que abra  seus olhos, seu coração  e seus ouvidos,  para que possa  entender o Senhor pretende para sua vida.

Se assim não  for a  caminhada no  deserto para chegar a  terra  prometida  será  infrutífera.